Amigos que visitaram

domingo, 11 de setembro de 2011

PERUÍBE NÃO TEM QUALIDADE DE VIDA AOS DEFICIENTES.



É caros leitores, Peruíbe ainda anda a passos de "formiguinha" quando a questão é deficiência. Me frustro a cada dia com a incapacidade ou o não querer ver o que acontece com os deficientes aqui na cidade. Falo isso pelo fato da excasses de profissionais específicos para atender a demanda da população.

A lista de espera para terapia ocupacional é enorme. Fono nem se fale. E psicologo então, é lenda na cidade. A 3 anos meu filho espera por uma vaga no atendimento de psicologia, mas nada de aparecer profissionais.

Bem, um curso de psicologia dura em media 5 anos, e como eu estou esperando um profissional a 3 anos, mais 2 anos interam 5 anos. Quem sabe se a prefeitura não está capacitando um monte de novos psicologos para a cidade. Só fazendo piada mesmo para não chorar com a realidade.


Chega a ser de doer quando mais um dia se acaba e nada de uma vaga para o meu filho para fazer as terapias adequadas. Hoje, é esse o grande dilema de muitas familias peruibenses. A maioria sem condições economicas para custear um tratamento e outras sem as informações necessárias para um tratamento adequado.


Meu filho está no ultimo ao do ensino infantil e semana retrasada estive em reunião para os ultimos detalhe da matricula dele na AEE(atendimento especializado escolar)que ele faria em contraturno da escola dele duas vezes por semana em sua futura escola. Na ultima sexta fiquei sabendo que ele não faria esse atendimento esse ano, pois na unica escola mais proxima da minha casa que tem esse atendimento, não há mais profissional para atender. Que cidade é essa?


O quadro se agrava mais quando o assunto é interprete de libras. Alguem conhece algum trabalhando na educação? E os que sabem fazer são "podados" por não ter uma graduação especifica para trabalhar na educação.
Hoje, é obrigatório as empresas fornecerem essa capacitação aos seus funcionários. Pessoas com deficiencia auditiva e na fala não deve mais passar por constrangimento em estabelecimentos.
E a situação dos cadeirantes? Em alguns lugares da cidade até existem rampas, mas muitos motoristas parecem que "amam" parar seus veiculos junto delas. Que iguinorancia!


O que é isso minha gente, não estou vendo inclusão nenhuma na cidade!
Inclusão é uma ação que combate a exclusão social geralmente ligada a pessoas de classe social, nível educacional, portadoras de qualquer tipo de deficiencia que não têm acesso a várias oportunidades, ou seja, Inclusão Social é oferecer aos mais necessitados oportunidades de participarem da sociedade num todo.

De que adianta tentar fazer uma cidade adaptada se faltam profissionais e o principal: consientização da população.
Amigos lutarei até o fim pela melhoria dos serviços de saúde e de educação para os nossos deficientes que sem duvidas precisam ser olhados com outros olhos.
Qualidade de vida é algo que mora bem longe de Peruíbe. Como os deficientes podem ter isso futuramente se hoje não são atendidos da maneira adequada?

Nenhum comentário:

Postar um comentário